Intercâmbio barato: seja Au Pair em país estrangeiro
Se você sonha em fazer um intercâmbio, mas acredita não ter dinheiro suficiente para se manter num país estrangeiro, o programa AU PAIR pode representar uma ótima solução.
O programa AU PAIR é um sistema de intercâmbio cultural que inclui alojamento, alimentação e uma pequena remuneração, em troca de prestação de serviços similares ao de babá (veja abaixo as diferenças), permitindo o aprendizado do idioma e a experiência de conhecer o dia a dia de outra cultura.
Há diversos países que adotam a prática, portanto há uma ampla gama de possibilidades. Naturalmente, as regras são estabelecidas por cada país anfitrião. Pesquise os requisitos de cada destino cuidadosamente, antes de fazer sua escolha. Em geral, há necessidade de obter visto na embaixada do país anfitrião – localizada no país de residência do candidato a Au Pair.

Programa Au Pair: Tarefas exigidas




Recebida por uma família no exterior, a AU PAIR deverá acompanhar a rotina das crianças da casa, sobretudo durante a ausência dos pais. Entre as tarefas usuais assumidas pela intercambista estão:
- Cuidar da rotina matinal (horário para acordar, preparo do café da manhã e de eventuais lanches que as crianças precisem levar para a escola)
- Acompanhar as crianças na ida e na volta da escola ou em atividades extracurriculares
- Preparar a alimentação das demais refeições (almoço, lanche e jantar)
- Prestar auxílio nas lições de casa
- Brincar e distrair as crianças
- Cuidar de suas roupas (cuidando, inclusive, de lavá-las quando necessário)
- Manter o quarto das crianças arrumado
- Colocar as crianças para dormir
Au Pair: Requisitos gerais
- Idade entre 18 e 30 anos
- Nível internediário-avançado de inglês
- Ensino Médio completo
- Experiência anterior comprovada no trato com crianças
- Carteira de Motorista
- Estado civil: solteiro sem filhos
- Ter excelente saúde física e mental para lidar com as exigências da função
- Ser amadurecida, independente, flexível e adaptável
- Ter afinidades com crianças
- Não ter antecedentes criminais
Em alguns países, só se aceita mulheres como AU PAIR. Mas há uma variante do programa – o DEMI PAIR – que permite candidatos homens.
Veja as diferenças entre os dois programas.
Demi Pair ou Au Pair?
Além de aceitar candidatos de ambos os sexos, o programa DEMI PAIR também se diferencia do AU PAIR pela duração. Enquanto o AU PAIR tem duração de 1 ano, podendo ser estendido até 2, a estadia do DEMI PAIR se limita a 3 meses – podendo, em alguns casos, prolongar o programa, desde que essa intenção seja informada à família com antecedência. A carga horária também se difere: ao invés das 45 horas semanais exigidas do AU PAIR, são exigidas do DEMI PAIR apenas 20 horas de segunda a sexta-feira. Em alguns países, também é permitido trabalhar fora da casa durante os finais de semana.
O participante do DEMI PAIR não recebe salário, mas, apenas uma ajuda de custo, às vezes na forma de passeios com a família. Por outro lado, com a carga horária mais reduzida, sobra tempo para arranjar um emprego de meio período, para se manter. Mas lembre-se: enquanto, no caso do AU PAIR, cabe à família anfitriã arcar com os custos do curso de idioma local, no programa DEMI PAIR, essa despesa caberá ao intercambista.
Por enquanto, o programa apresenta poucos destinos, comparado ao programa AU PAIR:
Reino Unido, Canadá, Austrália e Nova Zelândia aceitam DEMI PAIRS.
Programa Au Pair: um Mundo de opções
- Alemanha
- Austrália
- Áustria
- Bélgica
- Canadá
- China
- Dinamarca
- Espanha
- EUA
- Finlândia
- França
- Holanda
- Irlanda
- Islândia
- Itália
- Japão
- Liechtenstein
- Luxemburgo
- Noruega
- Nova Zelândia
- Reino Unido
- Suécia
- Suíça
- Turquia

Nos países da União Européia, os candidatos ao cargo que não residirem em algum país membro da UE, precisarão atender a mais algumas exigências do que os candidatos moradores em algum país membro. Isso também é válido para os países membros da EFTA – Associação Européia de Livre Comércio – que inclui Islândia, Liechtenstein, Noruega e Suíça. Os candidatos originários da União Europeia podem requisitar o cartão europeu de seguro de doença – que garante atendimento durante o período de estadia.
De modo geral, os candidatos ao programa AU PAIR devem contar com documento de identidade válido no país anfitrião, em geral um passaporte cujo visto cubra o período de estadia e que inclua permissão de trabalho.
Devem ser solteiros, sem filhos – mas com experiência no trato com crianças – e na faixa etária entre 18 e – no máximo – 30 anos.
Convém ter algum conhecimento prévio do idioma local, de maneira a garantir sua própria independência.
Alguns países exigem que os candidatos à função de Au Pair se matriculem num curso que ensine o idioma local.
Cabe também ao candidato ao Programa Au Pair, arcar com os custos da obtenção do visto e da viagem até o país de destino e, eventualmente, com o custo da passagem de volta ao seu país de origem. Em alguns casos, o futuro Au Pair também deve arcar com um seguro próprio de saúde, acidente e responsabilidade. Em alguns países, exige-se ficha criminal limpa. Também pode ser exigido diploma de ensino secundário ou superior.
Nos Estados Unidos, o programa AU PAIR prevê que a família anfitriã deverá se registrar antecipadamente numa agência designada pelo Governo, caso contrário, o candidato a Au Pair não conseguirá obter o exigido visto J-1.
Além de cuidar das crianças, o candidato ao programa AU PAIR nos Estados Unidos deverá estar disposto a executar algumas tarefas domésticas simples, sempre relacionadas às crianças, como, por exemplo, arrumar os quartos das crianças ou lavar suas roupas, mas haverá um limite de 45 horas trabalhadas por semana, em troca de um pagamento semanal de cerca de U$ 195,75. A família anfitriã também deverá arcar com o pagamento de um curso no valor de U$ 500 para o Au Pair. A cada 12 meses de serviços prestados, o Au Pair terá direito a 2 semanas de férias remuneradas. O prazo previsto nos EUA para a permanência do Au Pair é de, no mínimo, um ano, podendo se estender até 2 anos, no máximo.
E qual o melhor país para ser Au Pair?
Os 5 destinos mais populares entre quem se inscreve no programa AU PAIR são:
- Estados Unidos da América – Vantagens: diversidade cultural e um idioma do qual a maioria dos candidatos a AU PAIR já têm algum conhecimento
- França – Vantagens: como outros países da Europa, facilidade de viagens rápidas aos países vizinhos, além de museus e culinária famosos
- Austrália – Vantagens: cidades vibrantes, praias paradisíacas e exóticos cenários selvagens
- Alemanha – Vantagens: possibilidade de imersão no treino do idioma local – mais complexo – proximidade com outros países da Europa para viagens curtas, além de passeios por cidades medievais, saboreando salames e uma boa cerveja
- Canadá – Vantagens: cultura diversificada, com dois idiomas nativos (inglês ou francês, dependendo da região), cenários estonteantes, desde o litoral do Pacífico, até as Montanhas Rochosas.
É importante destacar que – do ponto de vista financeiro – Estados Unidos e Noruega são os países que oferecem as melhores remunerações para AU PAIRS. Nos EUA, as famílias anfitriãs devem pagar, no mínimo, U$ 195,75 por semana (45 horas trabalhadas), enquanto na Noruega, AU PAIRS recebem, no mínimo, 495 Euros por mês (30 horas semanais).
Passo a passo para se tornar uma Au Pair:
1. Crie seu perfil cuidadosamente:
Redija um texto simpático, mas curto, descrevendo suas motivações para se tornar um Au Pair, seus pontos fortes e suas fragilidades e os tipos de tarefas para as quais se julga preparado. Você pode ser específico quanto à idade das crianças das quais você gostaria de cuidar e pode também ser franco sobre se prefere se integrar completamente à família ou se gostaria de manter certa independência durante seu tempo livre. Não deixe de incluir seus hobbies e atividades físicas, seu tipo de alimentação e sua formação acadêmica.
De preferência, redija o texto na língua nativa do país anfitrião, mesmo que você não tenha tanto domínio daquele idioma. Caso você só tenha conhecimento básico do idioma, utilize frases curtas e simples. O importante é ser sempre honesto e autêntico em tudo que diz. Forneça referências profissionais e inclua fotos e vídeos que enriqueçam sua apresentação.
2. Faça sua busca pelos anfitriões ideais
3. Entre em contato com a família selecionada
4. Assine o contrato com os anfitriões para se tornar Au Pair
5. Prepare os documentos necessários (visto e permissão de trabalho no país de destino)
6. Providencie Seguros de saúde, contra acidente e de responsabilidade. Em geral, a família anfitriã poderá ajudá-lo com isso, então converse a esse respeito antes de partir
7. Adquira uma passagem com data de retorno em aberto. Embora um pouco mais dispendiosa, essa alternativa costuma ser mais adequada, sobretudo em caso de uma emergência que encurte a estadia planejada
8. Se julgar conveniente, frequente um curso de línguas para aperfeiçoar seu traquejo no idioma do país anfitrião. Também é válido pesquisar por um curso similar no próprio destino, para aproveitar a oportunidade de melhor aprender o idioma
9. Convém também estudar a respeito da cultura, história e tradições do país anfitrião
10. Não deixe de separar algum dinheiro para suas despesas diárias iniciais e para eventuais imprevistos
11. Adquira um telefone móvel adequado ao uso no país anfitrião ou verifique se a própria família não conta com algum aparelho extra sem uso que você possa utilizar durante sua estadia. Adquira um cartão pré pago, cujo custo não costuma ser alto
12. Não esqueça de juntar todos os documentos pessoais necessários, como sua identidade, seu passaporte e carteira de motorista
13. Tome nota de todos os telefones e e-mails de seus familiares e amigos, para que você possa manter-se em contato, principalmente em caso de algum imprevisto durante a viagem
14. Anote também os meios de contato com a embaixada ou consulado de seu país, bem como possíveis hotéis ou hostels no país anfitrião, garantindo sua segurança caso algo de errado ocorra durante sua viagem e você precise de um local para passar a noite
15. Não esqueça também de obter todos os meios de contato com a família anfitriã e forneça a eles os seus próprios contatos
16. Lembre-se de empacotar medicamentos para uso eventual. Ou, no caso de uso frequente, verifique se ele é encontrado à venda no país anfitrião. Caso não seja, leve a quantidade suficiente para toda a sua estadia
17. É de bom tom providenciar algumas lembrancinhas para membros da família anfitriã, para iniciar o novo relacionamento de forma mais simpática e promissora, de modo a poder aproveitar, ao máximo, a experiência enriquecedora que o programa AU PAIR proporciona.


Conclusões:
Se, depois da leitura você se sentir inseguro quanto alguma escolha, há um site excelente para ajudá-lo a se decidir: o Au Pair World . Ele também oferece apoio logístico e seguro.
Caso você tenha alguma dúvida específica que deseje esclarecer, preencha o questionário abaixo e teremos prazer em enviar nossa opinião.